Facebook está testando ocultar o número de curtidas, reações e visualizações de vídeos. O anúncio foi feito ontem (27) e o primeiro teste é na Austrália.
Assim como acontece no Instagram, o autor da postagem ainda poderá ver essas métricas, mas outros usuários não.
O teste se aplica a postagens de usuários e páginas, bem como a anúncios no Facebook. O teste será propagado lentamente para a maioria dos usuários australianos.
Em abril, o Instagram, de propriedade do Facebook, anunciou que começaria a testar ocultar curtidas no Canadá, em uma ação para ajudar a reduzir a pressão na plataforma. Desde então, expandiu o experimento para vários outros países, incluindo o Brasil.
Similar ao teste do Instagram, o Fecebook exibirá “[nome do usuário] e outros” no post, onde curtidas e reações normalmente aparecem. Os usuários podem clicar para ver uma lista dos outros usuários do Facebook que curtiram a publicação, embora não consigam ver o número total.
No entanto, alguns influenciadores de mídia social que construíram um negócio no Instagram disseram ter preocupações com o teste. Alguns profissionais que trabalham com marcas em conteúdo patrocinado usam, em parte, curtidas como métrica para mensurar resultados.
Ninguém sabe ao certo de que forma essas alterações estão afetando o marketing nas redes sociais, mas muitos acreditam que, sem a busca frenética por curtidas, as pessoas invistam mais na qualidade do conteúdo divulgado.